Snapdragon X2 Elite promete laptops com dias de bateria

Snapdragon X2 Elite promete laptops com dias de bateria e desempenho de desktop em máquinas Windows, segundo anúncio da Qualcomm durante o Snapdragon Summit 2024.

A nova geração de processadores Arm para PCs traz até 18 núcleos Oryon de 3ª geração, picos de 5,0 GHz e modem 5G integrado, mirando superar Intel, AMD e até Apple em desempenho por watt.

Snapdragon X2 Elite promete laptops com dias de bateria

Mais velocidade e eficiência nos 3 nm da TSMC

Fabricado no processo N3E da TSMC, o Snapdragon X2 Elite Extreme combina 12 núcleos de desempenho a 4,4 GHz — dois deles alcançam 5,0 GHz — e seis núcleos de eficiência a 3,6 GHz. De acordo com a fabricante, o chip entrega 2,3 vezes mais performance por watt que o X Elite original e é até 75 % mais veloz que rivais x86 com o mesmo consumo.

O controlador de memória LPDDR5x-9523 opera a 4.761 MHz, oferecendo largura de banda de 228 GB/s, recurso que deve acelerar multitarefas, carregamento de aplicativos e modelos de IA locais.

Conectividade total: 5G, Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4

Para uso em movimento, o processador integra o modem Snapdragon X75, capaz de atingir 10 Gbps de download e 3,5 Gbps de upload em redes 5G sub-6 GHz e mmWave. O pacote inclui ainda o sistema FastConnect 7800, que habilita Wi-Fi 7 de baixa latência e Bluetooth 5.4.

Comparativo com Apple, Intel e AMD

Em gráficos divulgados pela Qualcomm, o X2 Elite aparece com até 12 núcleos de alto desempenho, superando as 10 unidades do Apple M4 Max e igualando a contagem de núcleos do M4 Max, porém com clocks mais altos. O novo chip também promete ser mais eficiente que soluções Meteor Lake da Intel e Ryzen AI da AMD, graças à arquitetura Arm otimizada e ao processo de 3 nm.

Lançamento previsto para 2026

A Qualcomm espera que os primeiros notebooks equipados com Snapdragon X2 Elite cheguem às lojas no primeiro semestre de 2026. Embora ainda não tenha revelado fabricantes específicas, a empresa indica parcerias com “todas as principais marcas de PCs”, sugerindo presença em modelos para consumidores finais e uso corporativo.

A promessa de “vários dias de autonomia” depende de configurações de bateria, otimizações de hardware e do Windows 11, que já oferece compatibilidade com aplicações x86 por emulação e versões nativas em Arm de softwares populares.

Com foco em IA local, conectividade avançada e eficiência energética, o Snapdragon X2 Elite coloca a Qualcomm em posição de brigar diretamente com Apple Silicon e processadores x86 nos segmentos premium de laptops.

Se quiser conhecer outras novidades de processadores e dispositivos móveis, confira a categoria de tecnologia em nosso site Celular na Mão.

Para acompanhar todas as atualizações sobre hardware e mobilidade, siga navegando pelo portal.

Com informações de NextPit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *